sábado, 23 de fevereiro de 2008

O que é Toy Art

O projeto “Toy Art, um novo jeito de brincar” surgiu a partir da necessidade de encontrar uma nova maneira de incorporar a reciclagem na educação infantil. A partir da observação das dificuldades dos adultos em se comunicar com as crianças, senti que a toy art seria um elo de ligação muito interessante.
Toy Art é um universo novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano. Foi criado pelo designer italiano Simone Legno, que começou com um pequeno projeto pessoal na Web. A partir da criação do Tokidoki, iniciou uma série de seres, baseados na cultura japonesa. Depois, vieram muitos outros, proporcionando ao mundo uma série de artistas que criam seus próprios brinquedos, em série ou não, customisados e inventados, que encanta uma geração de adultos artísticos.
O principal objetivo do projeto é promover o conhecimento, a criatividade e tornar isso, ações práticas para a conscientização da questão ambiental. Sensibilizar os participantes e gerar atitudes positivas como compromisso, iniciativa, desinibição, auto-estima, visando sempre a conscientizarão ambiental.
Demonstrar a importância da coleta do lixo e preservação ambiental, promovendo debates sobre uma nova mentalidade, novas formas de conviver com a natureza e principalmente, a conscientização de que o lixo é problema de todas as pessoas. Para que todos acreditem que a prática diária da reciclagem é o elemento de construção de uma forma de convivência pacífica com o meio ambiente. Através das informações adquiridas nas oficinas, esse conhecimento será passado para frente e assim por diante, formando uma onda de responsabilidade ecológica.
Com as técnicas artísticas, utilizando os princípios dos 3 Rs, reduzir, reutilizar, reciclar, tanto na parte teórica, quanto na prática, vamos desenvolver personagens baseados na toy art. Robôs, criaturas extraterrestres, bichos não identificados. Tudo pode no exército do planeta saudável.
Será implantada uma nova visão: a criatividade, e com isso trazer uma visão humanista, que enxergue além do que está diante dos olhos e se proponha a participar ativamente da proposta de conscientização ambiental.
Lismara de Oliveira

Nenhum comentário: