quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Estudo revela diferenças em relação à percepção das mães


A CRIANÇA SEGURA, organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a prevenção de acidentes com crianças, em parceria com a Johnson & Johnson, acaba de lançar um estudo inédito. O principal objetivo da análise feita é mostrar as diferenças entre a percepção e comportamento das mães sobre os acidentes com crianças e a realidade dos números. Um dos principais pontos esclarecidos é que as mães desconhecem dados sobre a incidência e a gravidade dessas lesões, o que pode vir a explicar porque, muitas vezes, não adotam medidas preventivas.

Para realizar esta análise, a CRIANÇA SEGURA cruzou informações de duas fontes: uma pesquisa inédita patrocinada por TYLENOL® e conduzida pelo Instituto Ipsos, multinacional francesa, e um estudo lançado em 2007, patrocinado por JOHNSON’S® Baby, que reuniu dados do Ministério da Saúde.

A primeira pesquisa foi finalizada em outubro de 2008 e representa a percepção de mães sobre o tema. Utilizando como metodologia a pesquisa qualitativa através da técnica de discussão em grupo, foram entrevistados 16 grupos de mães de filhos entre 0 e 14 anos, pertencentes às classes AB e CD, das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba. A segunda fonte baseia-se em informações do DATASUS sobre mortes e hospitalizações por acidentes, de crianças com idade até 14 anos, referente ao ano de 2005. Essas pesquisas foram cruzadas e revelaram informações importantes.

O estudo mostrou, por exemplo, “um evidente desconhecimento por parte da maioria quanto a incidência de acidentes com crianças que resultam em hospitalizações ou mortes”. Mas os números mostram que em 2005, 5.808 crianças morreram e 138.604 foram hospitalizadas vítimas de acidentes. Vale frisar que os acidentes, na faixa etária de 1 a 14 anos, representam a principal causa de morte se comparados a qualquer outro tipo de causa, como doenças do aparelho respiratório ou violência.

Outro ponto também chamou atenção: “de modo geral, independente da idade dos filhos, acidentes sempre tendem a ser percebidos como acontecimentos isolados e/ou menos graves/preocupantes do que questões relacionadas à violência, por exemplo”.

Os números nos mostram outra realidade, porém: para cada morte ligada à violência, outras seis crianças morrem vítimas de acidentes. No caso das hospitalizações, essa proporção é ainda maior: para cada criança internada vítima de violência, outras 23 são hospitalizadas vítimas de acidentes.

O estudo também mostrou diferenças significativas entre a percepção das mães com filhos até 5 anos e mães com filhos de 6 a 14 anos. Essa percepção diferenciada refletiu no comportamento dos adultos, pontos que também puderam ser rebatidos com a realidade. Essas e outras informações podem ser encontradas no estudo completo.

Outras ações – além desse estudo inédito, a CRIANÇA SEGURA e a TYLENOL® estão programando ações especiais voltadas à prevenção de acidentes com crianças para os próximos meses. O objetivo é aproveitar o Mês das Crianças para dar início a um alerta especial aos públicos envolvidos diretamente com a infância: profissionais de saúde, educação, trânsito e outros. Por meio de parcerias com instituições locais, serão realizadas oficinas – direcionadas a esses públicos específicos – em quatro cidades do País, por meio do Programa Formação de Mobilizadores.

Em Porto Alegre/RS, o encontro ocorreu no dia 7 de outubro, em parceria com o Hospital de Pronto Socorro, direcionado a professores, psico-pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros profissionais multiplicadores destas informações. Em Curitiba/PR, as oficinas ocorrem nos dias 6 e 7 de novembro, em parceria com a Associação Marista de Curitiba; em Salvador/BA nos dias 18 e 19 de novembro, com a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica e durante o XXIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica, e em Cariacica/ES (região metropolitana de Vitória), nos dias 11 e 12 de novembro com a Secretaria de Educação e o Detran local. O tema de todas as oficinas será prevenção de acidentes com crianças com o objetivo de desenvolver um plano de ação local.

CRIANÇA SEGURA www.criancasegura.org.br

A CRIANÇA SEGURA é uma instituição sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças até 14 anos. Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança, Comunicação - informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização – multiplicação do conhecimento da comunidade para modificações no meio através de programas educativos, treinamentos e campanhas.

Nenhum comentário: