domingo, 6 de abril de 2008

Coisas para saber sobre a DENGUE.


-DENGUE é uma doença febril aguda, causada por vírus, que geralmente evolui bem (forma clássica), mas pode se manifestar na forma hemorrágica.
-É transmitida por picada de mosquito (Aedes aegypti), sendo, portanto mais constante em países tropicais. Não há transmissão de doente infectado diretamente para outro indivíduo.
É necessário o ciclo: homem-mosquito-homem.
-Não possui vacina. A prevenção é através do controle ambiental, matando o mosquito ou impedindo a procriação (água parada) e isolando os doentes dos mosquitos, para que estes não se tornem vetores para outros humanos.
-Os sintomas são:
a- Dengue Clássica-variáveis, febre alta, súbita, seguida de dor de cabeça, dor muscular, articular, abatimento, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, erupção na pele e coceira.
Crianças costumam ter dor abdominal. Parece muito com uma gripe forte.
b- Febre Hemorrágica da Dengue (FHD)- no início semelhante à forma Clássica, porém com hemorragias, insuficiência respiratória, aumento do fígado.
-O tratamento é sintomático, com necessidade de internamento na forma hemorrágica.
Deve ser evitado o uso de Acido Acetil Salicílico (AAS, Aspirina, etc.) e seus derivados, como os antiinflamatórios. Paracetamol(Tylenol) também pode trazer risco, pois pode ocorrer hepatite transitória na vigência da doença.
-Existem 4 sorotipos de vírus da dengue (1,2,3,e 4).
No Paraná o sorotipo predominante é o 3.
-A doença confere imunidade permanente para cada sorotipo especificamente.
-Acredita-se que a Febre Hemorrágica da Dengue aconteça na segunda infecção por sorotipo mais virulento, no caso o tipo 2. Parece ser isso que acontece no Rio de Janeiro.
-O sorotipo 4 ( presente na Venezuela), pode causar epidemias mais graves, mas o Ministério da Saúde descarta presença deste vírus no Brasil.
-Algumas vezes a pessoa pode se contaminar com o vírus e não desenvolver a doença, mas sim a imunidade por aquele sorotipo. Se houver uma nova infecção por um tipo virulento pode desenvolver FHD.
-Quanto ao Aedes Aegypti:
-Tem hábitos diurnos, não faz barulho, é preto com listras claras, vive até 50 dias
-Voa baixinho, por isso pica tornozelos
-Não é encontrado com freqüência em Curitiba, prefere lugares mais quentes. Felizmente nosso clima tem alguma utilidade.
-Reproduz-se em “água parada”,
-Se a fêmea estiver contaminada as larvas podem nascer já contaminadas pelo vírus.
-O ovo podem durar 1 ano dessecado e eclodir se molhado
-O mosquito voa aproximadamente 300 metros. Ou seja, se o foco não for sua casa é a casa do seu vizinho.
-Segundo o Ministério da Saúde, sete capitais (Porto Velho, São Luís, Fortaleza, Maceió, Salvador, Belém e Palmas) e mais 23 cidades, todas no norte e nordeste apresentam potencial de desenvolver epidemia por apresentares fatores como o Rio de Janeiro (alta infestação pelos Aedes, grande número de suscetíveis e vírus tipo 2)
No Paraná, até agora, já estão confirmados 116 casos, 86 do estado, o restante contraídos em outros estados.
Aqui no CAM já confirmamos 1 caso e temos outro em investigação.
A epidemia no Rio de Janeiro já vinha sendo anunciada pelo menos desde 2006. Em 2007 o número de casos de Dengue já foi superior ao esperado, o Governador Sérgio Cabral Filho admite atraso nas medidas de controle e responsabiliza o governo municipal, que por sua vez transfere a responsabilidade. O Ministério Público já toma medidas contra o Ministério da Saúde e contra as Secretaria de Saúde Estadual e a Municipal.
Em Curitiba estamos numa posição tranqüila, com a chegada do inverno diminui ainda mais o risco de contaminação, porém cabe a todos manter medidas de controle de mosquitos, mesmo que o risco seja muito baixo.
Caso você apresente os sintomas descritos e não vem de uma zona de epidemia é mais provável que seja uma gripe, porém evite a auto-medicação e procure o seu médico.
A seguir dois endereços interessantes
Secretaria de Saúde- http://www.carteiroxpress.com/ws/cr_red.php?userID=2835&useID=41549&url=http://www.saude.pr.gov.br/&email=NRRFNWBBbikiY4LPJm3ZVU1ge60yyEDq&urlText=http://www.saude.pr.gov.br/ Endereço vinculado ao Ministério da Saúde específico sobre dengue- http://www.carteiroxpress.com/ws/cr_red.php?userID=2835&useID=41549&url=http://combatadengue.com.br/&email=NRRFNWBBbikiY4LPJm3ZVU1ge60yyEDq&urlText=http://combatadengue.com.br/
Até o próximo

Cícero Alaor Kluppel

CAM- Centro de Acupuntura Médica do Paraná
Av. Visconde de Guarapuava, 5090 Batel
Fone: 55 41 30243242
CEP 80 240-010 Curitiba-PR

Nenhum comentário: