quinta-feira, 10 de abril de 2008

Crescendo com Saúde


A saúde de um adulto começa na educação de seus hábitos quando criança. Nos primeiros meses em que o bebê deixa de se alimentar exclusivamente do leite materno, inicia-se a consolidação de seu paladar. Neste período é importante que a mãe selecione alimentos naturais e sem adição de químicos, como sal e açúcar. Sucos de frutas, legumes e verduras é uma excelente opção para iniciar a alimentação juntamente com o desmame.
Um grande vilão da alimentação é o açúcar. Desde pequena, a criança consome o alimento em sucos instantâneos, condimentos, biscoitos, bolachas, salgadinhos, balas e até mesmo na insistência inconsciente dos próprios pais que ao servir bebidas, por exemplo, acabam adoçando ao seu paladar. Crianças jamais sentirão falta do doce, se não provarem do mesmo. O açúcar servido em grande quantidade, principalmente para uma criança pode causar, irritabilidade, insônia, déficit de memória e concentração, ansiedade, depressão, hiperatividade além de ser um precursor da obesidade e diabetes.
Os pais devem ficar atentos na composição dos alimentos ofertados para crianças e optar por alimentos saudáveis.
Frutas frescas e secas, água de coco, legumes, verduras, sementes e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) devem ser inseridas na alimentação conforme suas adaptações.
Alimentos como refrigerantes, bolachas, biscoitos, sucos instantâneos, balas e doces em geral devem ser controlados para que a criança além de se sentir melhor se tornará um adulto mais saudável.
Josiane Rosa
Nutricionista
jo_lunar@onda.com.br

Nenhum comentário: