quarta-feira, 16 de julho de 2008

Tratamento do Lixo Orgânico



O lixo orgânico é aquele material que achamos que não é reciclável, são os restos de alimentos, de plantas e de animais. No entanto este material é muito importante na natureza, servindo como alimento para outras formas de vida: os microorganismos, por exemplo, que são responsáveis pela degradação deste material e pela reciclagem de nutrientes essências para a vida, principalmente para as plantas.
Uma maneira inteligente de se reciclar este lixo é fazendo uma compostagem que é uma forma prática, fácil, rápida, barata e ecologicamente correta porque diminui a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários, já com capacidade em esgotamento, e também porque fixa o Carbono na forma de Matéria Orgânica diminuindo as emissões de gazes causadores do efeito estufa como o CO2 e o Gás Metano. O produto resultante da compostagem, o composto, é um adubo de excelente qualidade para plantas e pode ser utilizado em Hortas, plantas ornamentais e em todo tipo de substrato.

Restos de alimentos, cascas de frutas, grama cortada, e outros resíduos de origem vegetal ou animal podem ser compostado de uma maneira muito fácil, fazendo uma pilha deste material em um canto do terreno ou até em uma caixa de plástico ou madeira, mantendo sempre úmido e alternando uma camada de residuos da cozinha com uma camada de um material mais fibroso como grama cortada ou restos de poda, por exemplo, para evitar o mau cheiro e a emissão de gazes. Assim, é possível aproveitar os resíduos e ter um composto de melhor qualidade. Com o passar do tempo, de três à seis meses, dependendo do material a ser compostado, os microorganismos fazem a sua parte, degradando os resíduos e transformando-os em composto, então o que era lixo, virou adubo. Assim você está ajudando o Planeta a se recuperar, reduzindo seu lixo e suas emissões, e ainda, de quebra, economizando em adubo para a sua horta.
Lembre-se, se você quiser limpar o mundo, comece pela sua casa.
Marcelo Silvério, Consultor em Meio Ambiente e Agroecologia
Contato:
E-mail: mcosilverio@yahoo.com.br
Fone: 9181-2588

*imagem/fonte: www.itp.org.br

2 comentários:

MaFioSoLP disse...

VLW ME AJUDOU MUITO...

Unknown disse...

MUITO OBRIGADO!BEIJOS