quarta-feira, 21 de maio de 2008

Problemas Respiratórios


Junto com o frio podem vir os problemas respiratórios.
No inverno 3 coisas importantes acontecem para aumentar a incidência das doenças
respiratórias:

1-Ambientes fechados com muitas pessoas, isso aumenta a concentração de micro-
organismos em suspensão no ar.

2-Ar Frio, resfria as mucosas e provoca irritação.

3-Ar seco, a umidade fica condensada nas paredes e o ar resseca, o ar seco também
irrita as mucosas

Quando a mucosa respiratória é agredida perde a sua resistência às infecções, por
isso as gripes, resfriados, laringites, etc.

É difícil evitar ambientes fechados mas o frio e a umidade podem ser controlados.

É paradoxal, mas no sul do Brasil temos medo de usar aquecedores.

Esse medo vem do tempo do fogão à lenha, quando as pessoas se aqueciam e tinha
que sair muitas vezes para fora de casa, a mudança brusca de temperatura às adoecia.

Hoje acontece o seguinte, dormimos bem protegidos e agasalhados mas o ar que entra
pelas narinas está a menos de 16 graus, a mucosa sofre e apesar dos cobertores,
amanhecemos com coriza e com portas abertas para os vírus.

Procure neste inverno usar uma fonte de calor e umidade no quarto de dormir.

Pode ser um aquecedor, de preferência de convecção( do tipo “à óleo”), com um pouco
de água próximo.

O conforto térmico será muito maior e você ficará mais saudável.

Isto é mais eficaz ainda com as crianças. Mas cuidado com acidentes.

Desejamos muita saúde e que você aproveite o frio do inverno.

Cícero Alaor Kluppel

CAM- Centro de Acupuntura Médica do Paraná
Av. Visconde de Guarapuava, 5090 Batel
Fone: 55 41 30243242
CEP 80 240-010 Curitiba-PR

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ciclo Lúdico

O Programa Playground, em que estreou como interprograma na Rádio Rock (91,3 FM), em 2007, realizou este final de semana mais um Ciclo Lúdico em Curitiba. O evento aconteceeu às 15 horas no Jardim Ambiental esquina com a Rua Itupava.
A idéia nasceu com o objetivo de que muitos lugares em Curitiba são pouco freqüentados por famílias que preferem shoppings para passeios e diversãos. Assim, muitas praças, parques e playgrounds entre outros que deveriam estar repletos de crianças com suas famílias, tornam-se cada vez menos visitados. O Ciclo Lúdico, teve a presença de Lismara Oliveira, artista plástica, com a oficina Arte do lixo, que transforma lixo reciclado em brinquedos inteligentes e Toy Arte. Suas técnicas foram apresentadas para os visitantes do evento de forma fácil para que pais e filhos pudessem ludicamente aprender a manusear os materiais e aprender mais sobre como reciclar, reutilizar e reaproveitar materiais brincando. A oficina foi destinada a crianças, pais e interessados.
A empresária Diana Budney da Cirandinha Oficina de brinquedos, que esta há 26 anos em Curitiba vendendo e restaurando brinquedos antigos ensinou as crianças, quais são os cuidados básicos com as bonecas que precisam de um banho de espumas. João Budney, demonstrou os segredos de pequenos consertos em brinquedos eletro-eletrônicos de várias décadas. As crianças levaram brinquedos com avarias para avaliação técnica.
Para quem preferiu admirar o entusiasmo das crianças, pôde curtir a Cantina do Délio e a Bella Banoffi com um almoço especial, deliciosos doces e o melhor da MPB instrumental em Curitiba.
A proposta dessa ação retoma uma função social que ultrapassa o simples prazer de contar histórias, ouvir e brincar, trás a possibilidade de pais e filhos, permanecerem um tempo de qualidade e assim deixar registrado sentimentos e emoções que são despertados no calor das brincadeiras.
E vai ter muito mais CiClo Lúdico do Playground por ai!!

Realização: Iza Chimelli • Produtora executiva do Programa Playground Fones: 41-8813.6634

terça-feira, 6 de maio de 2008

Restaurando Sonhos







Quando nascemos, recebemos nosso primeiro brinquedo.É nessa fase que damos vida a seres inanimados e os incorporamos às nossas próprias vidas. Alguns filósofos garantem que brincar é a base da cultura de um povo.E é na imaginação que os brinquedos atuam, preparando as pessoas para uma vida toda que virá pela frente. Por meio deles, transpomos barreiras de tempo e espaço. Somos capazes de ser o que sonhamos, por isso eles se tornaram únicos, por isso reservam seu espaço em nossos corações e mentes.
O Brinquedo age como espelho da sociedade. Retrata usos, costumes, moda, tecnologia de um período, como um corte radiografado no tempo.
Quem não se lembra da boneca Susi que esta desde 1962 nas vitrines de lojas e a Barbie, logo depois, em 1963? E o Ferrorama, o Playmobil, o Gênius, a Bebê Chorinho? O XP-1300 fabricado pela Estrela nos anos 80? E o Falcon, o Carro de Fórmula 1 antigo de lata que era fabricado na Espanha pela Rico? Esta fábrica trazia brinquedos de metal, que são ainda muito raros aqui no Brasil. Coisas de colecionadores.
O fascinante elo entre o mundo do faz-de-conta e a vida real recebe com o trabalho da Empresa Cirandinha, muita inspiração e lembranças. Muitas pessoas além de terem as lembranças sobre os brinquedos de antigamente, podem encontrar esses mesmos brinquedos restaurados na Cirandinha.
A Cirandinha é uma empresa familiar que há 26 anos dedica-se a consertar e restaurar os brinquedos e sonhos.
Além de poder encontrar os colecionadores dessas relíquias, que são as coleções de brinquedos, muitas pessoas levam brinquedos do passado para serem restaurados para presentear filhos e netos.
A Diana e o João consertam brincando. Até mesmo brinquedos que muitas vezes, em casa, não teriam mais solução.
Cirandinha Oficina de Brinquedos, uma empresa que esta há 26 anos no mercado de Curitiba. Dedica-se a compra e venda de brinquedos antigos para colecionadores e crianças de todas as idades. Vende e restaura brinquedos antigos e novos. Para o Cirandinha, brincar é coisa séria!

Cirandinha Oficina de Brinquedos, desde 1982, revivendo sua infância.

041-3322.9451

Rua Visconde do Rio Branco 934.