terça-feira, 15 de abril de 2008

Código de Hamurabi


Há muito tempo, no lugar em que hoje é o Oriente Médio, existiu um reino chamado Babilônia. E lá na Babilônia existiu um rei chamado Hamurabi.
E daí? Daí que o Hamurabi, mais ou menos em 1789 antes de Cristo, criou um monte de leis para o seu reino, e essas leis ficaram conhecidas como o Código de Hamurabi. E daí de novo? Daí que o Código de Hamurabi era baseado em uma lei muito antiga, chamada lei de talião, que dizia o seguinte: olho por olho, dente por dente.
Não entendeu? Pois então imagine uma sociedade em que, em vez de ir para a cadeia ou pagar um multa, a pessoa que cometeu um crime fosse punida com o mesmo crime! Era assim o Código de Hamurabi. Se uma pessoa furasse o olho de alguém, ela deveria ter seu olho furado; se um arquiteto construisse uma casa pouco sólida e ela caísse, matando o filho do dono, o filho do arquiteto deveria morrer também!
E, como na Babilônia o rei era considerado um deus, ninguém abria o boca para reclamar dessas leis, com medo de…perder a boca!

Iza Chimelli

Um comentário:

Aderlan disse...

Salve, Playground!

Pois é Iza, o código de Hamurabi se baseia em um princípio até hoje utilizado em algumas civilizações, infelizmente.
Sobre ele o advogado e pacifista Mahatma Gandhi disse o seguinte:

"Olho por olho é um política onde todos acabam cegos."

Gandhi adotou um princípio chamado Ahimsa, "não violência", ou resistência pacífica e criou uma das maiores revoluções do século XX, ajudando a libertar a Índia da exploração Bretã.

Outras ideologias, como o Anarquismo Cristão também pregam a não violência como ferramenta de transformação social.