quarta-feira, 11 de junho de 2008

Governos Mirins





Trabalho de criança é brincar e estudar, não é? mas às vezes, trabalho de criança é também...governar!


Muitos dos grandes reis e rainhas que a gente estuda nas aulas de histórias subiram ao trono antes mesmo de aprender a falar!
O Luis XV, por exemplo, um rei francês bem importante e muito metido a besta, sucedeu o bisavô na trono da França em 1715, quando tinha apenas....5 anos de idade!
A Mary Stuart, uma rainha inglesa do século 16, foi ainda mais precoce: sua coroação aconteceu no dia 14 de dezembro de 1542.


Acontece que a rainha-neném tinha nascido...no dia 8 de dezembro do mesmo ano! Ou seja, ela se tornou a soberana da Inglaterra com seis dias de idade!
E o Brasil também teve seus casos de "imperadores mirins": em 1885, a Carlota Joaquina, então com 10 anos, de idade, se casou com o rei de Portugal! E com esse casamento, ela se tornou rainha de Portugal e, por tabela, do Brasil, que na época ainda era uma colônia portuguesa.


Iza Chimelli

Um comentário:

Jay disse...

Olà,

Muito interessante esta questão dos governantes mirins.
Vale ressaltar que Dom Pedro II se tornou imperador do Brasil com 5 anos de idade, porém, realmente assumiu com 14 anos, devido a revindicação que soava nas ruas e vielas das cidades na forma de uma quadrinha (música) popular:

“Queremos Pedro II

Embora não tenha idade!

A Nação dispensa a lei

E viva a Maioridade!”

Ele foi um dos maiores imperadores ou monarcas que o mundo ja conheceu. E principalmente o primeiro brasileiro a governar o Brasil!