segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Oficinas Literárias


OFICINAS LITERÁRIAS de CONRAD ROSE

PALESTRA: A ESCRITURA EM SALA DE AULA E NO COTIDIANO

Ferramentas pedagógicas para o exercício artístico da Literatura

É notória para a sociedade em geral e aos educadores em particular, a enorme dificuldade encontrada pelos estudantes dos mais variados níveis quanto ao uso da Língua Portuguesa, o que se torna um impedimento à inserção social pois limita a visão de mundo de cada indivíduo àquilo que os meios de comunicação de massa permitem vislumbrar.

Com a propagação da internet, houve uma nova concepção linguística que, embora errônea e muito criticada, assimila muito da linguagem oral e é embasada por duas ações diretas: ler e escrever. Em uma ótica otimista, a internet pode ser vista como uma ferramenta para aquisição de vocabulário e domínio da língua. O exercício literário do estudante que mantém um blog complementa o embasamento curricular, onde a Literatura ainda recebe uma abordagem histórica e é tratada, muitas vezes, como uma arte morta.

Esta palestra visa ampliar o universo criativo dos participantes e instrumentá-los a interferir e debater acerca das diferentes formas de linguagem, propondo aos seus interlocutores a formatação de textos narrativos em prosa. O encontro apresenta total orientação no direcionamento de seus discentes até o registro do material produzido junto à Fundação Biblioteca Nacional e a sua respectiva publicação na internet.

OBJETIVO

Apresentar a metodologia desenvolvida e aperfeiçoada pelo escritor desde 2003, no intuito de instrumentar os participantes na proposição e no trato do exercício artístico-literário individual e coletivo, em sala de aula e no cotidiano. O encontro aborda ainda os modos de organização de textos - descritivo e narrativo - com ênfase nos elementos narrativos: personagens, enredo, tempo e espaço.

CONTEÚDO

- Apresentação;

- Projeto;

- Palestrante;

- Modos de Organização de Textos - Descrição, Narrativa e Dissertação;

- Construção do Personagem;

- Cenários e Paisagens;

- Elaboração do Enredo;

- Textos Narrativos: Conto, Crônica, Novela e Romance;

- Tempo e Espaço;

- Pesquisa Histórica;

- Força Dramática;

- Outras Linguagens e Mídias;

- Registro de Obras;

- Mercado Editorial;

- Leis de Incentivo;

- Publicação.

*Distribuição virtual gratuita de todo o material didático.

CONTEÚDOS TRANSVERSAIS

História Geral; História da Arte; História do Brasil; Lógica; Geometria; Linguística; Semiologia; Sociologia; Filosofia.

PÚBLICO-ALVO

Professores do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Projeto Educação para Jovens e Adultos (E.J.A.). Normalistas e acadêmicos. Pais e orientadores vocacionais. Pessoas com interesse na criação literária em prosa.

SERVIÇO

OFICINAS LITERÁRIAS de CONRAD ROSE

PALESTRA: A ESCRITURA EM SALA DE AULA E NO COTIDIANO

Ferramentas pedagógicas para o exercício artístico da Literatura

Data: 29/10/2010

Horário: das 19 às 21 horas.

Local: Teatro de Bolso da Escola Municipal Papa João XXIII

Rua Itacolomi, n° 700 - Portão

Curitiba, Paraná

INSCRIÇÕES GRATUITAS, mas solicitamos a doação de alimentos ou - principalmente - livros lidos para a escola. Sua contribuição será de grande valia para a comunidade da instituição de ensino.

Informações e inscrições: 41 3248 5282.

conradrose@hotmail.com

Nenhum comentário: