segunda-feira, 17 de março de 2008

Teoria da Higiene

“Em 1989 um grupo de cientistas europeus e norte-americanos criou um conceito que vem sendo chamada “Teoria da Higiene” ou “Paradoxo da Higiene”. O conceito surgiu a partir da evidência que nos últimos 100 anos houve um aumento enorme na incidência de alergias pelo mundo todo, principalmente nas áreas urbanas de países desenvolvidos.
Observações mostraram que crianças que tiveram verminoses, que tinham contatos com animais, tiveram infecções virais (como sarampo) ou tuberculose, desenvolveram menos reações alérgicas. Acredita-se que a exposição às endotoxinas (substâncias da superfície de bactérias) possa desencadear reações inibidoras das alergias.
A Teoria não é totalmente aceita, pois apresenta alguns pontos falhos, talvez até porque a alergia é uma doença de difícil compreensão. Não quer dizer também, que iremos expor nossos filhos à condições precárias de higiene. Mas vale a pena pensar se compensa ser muito exigente na higiene das crianças. Para quem pode, lembre como era bom brincar até tarde na rua ou num sítio e chegar em casa cansado, sujo e com fome, depois da mãe chamar várias vezes.
Se a “Teoria da Higiene” não é algo totalmente comprovado, pelo menos podemos usá-la como desculpa para deixar a vida das nossas crianças mais divertida.

Muita saúde e diversão.

Cícero Alaor Kluppel
CAM- Centro de Acupuntura Médica do Paraná
Av. Visconde de Guarapuava, 5090 Batel CEP 80 240-010 Curitiba/PR
Fone: 55 41 30243242

Nenhum comentário: